UMA LISTA DE FILMES PRO SEU HALLOWEEN FICAR MELHOR

O Halloween chegou e o que é mais legal do que fazer uma maratona de filmes que vão te fazer tremer de medo ou morrer de rir?

Então chama o crush, as amigas, seu animal de estimação, seu ursinho, pega a pipoca e o refrigerante e vamos nessa.

#1 – IT – A Coisa (2017)
Não podia faltar nessa lista né? O filme mais falado do ano, não deixando decepções, IT – A coisa, tem aprovação de 85% no rotten tomatos e 86% pela audiência.

Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado “Losers Club” – o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

#2 – O Iluminado (1980)
Nosso filme mais cult dos últimos tempos, na época de seu lançamento o filme não foi um sucesso e Stephen King não gostou nem do filme nem da atuação de Jack Nicholson, por não ser fiel ao livro.

No livro Jack vai enlouquecendo aos poucos, pela influência que o hotel tem sobre ele, algo que não houve no filme. Os amantes do cinema adoram esse filme hoje em dia. Sua classificação é de 87% no rotten tomatoes e de 93% dada pela audiência.

Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

#3 – Terror nos Bastidores (2015)
Para dar uma leveza nesses filmes vamos a Terror nos bastidores, um filme influenciado pelo slasher dos anos 80, que dosa comédia, drama e claro nosso querido terror, que não deixa a gente na mão em nenhum desses gêneros. Tem classificação de 70% no rotten tomatoes e pela audiência também.

Max, uma garota do ensino médio, é filha de uma já falecida atriz de filmes B de terror. Em uma sessão especial do grande sucesso de sua mãe, um acidente ocorre na sala de cinema e, sem explicação, ela e seus amigos vão parar dentro da trama. Perseguidos por um brutal assassino, eles precisam encontrar uma maneira de vencer o vilão e retornar ao mundo real.

#4 – Abracadabra (1993)
Continuando no clima de leveza, não podia faltar nosso queridinho de dia das bruxas né? Abracadabra, o filme de fantasia e comédia lançado pela Disney em 1993. Apesar desse filme ter apenas 40% de classificação no Rotten Tomatoes, ele tem 70% pela audiência.

Winnie, Sarah e Mary são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.

#5 – O Silêncio dos Inocentes (1991)
Voltando para os filmes mais tensos, temos O Silêncio dos Inocentes, da série Hannibal Lecter. Um suspense, com um leve drama e atuações impecáveis. Com 95% no rotten tomatoes e pela audiência, esse filme não deixa a gente descontente. Apesar de ser da séries de Hannibal, o filme só traz em um momento imagens fortes e sangrentas, porém rápidas, então para quem tem agonia, não desista de assistir.

A agente do FBI, Clarice Starling é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter, encarcerado sob a acusação de canibalismo.

#6 – O Despertar (2011)
Um filme incrível, que não foge de seu gênero de suspense/terror e que infelizmente não foi notado. A história se desenrola muito bem, para quem não gosta de sustos o filme não se baseia apenas nisso, já que seu foco é no mistério que traz cena após cena. O cenário e a fotografia são lindos e combinam muito bem com o tema do filme. O filme não decepciona.

Tem classificação de 61% no Rotten e infelizmente 51% pela audiência, por não ter tido a devida atenção.

1921, pouco após a Primeira Guerra Mundial. Assombrada pela morte de seu noivo, Florence Cathcart resolveu dedicar sua vida a investigar supostos casos paranormais, usando a lógica para explicá-los. Ela aceita o convite para ir a uma escola onde um garoto foi encontrado morto e, segundo rumores, seu fantasma assombra o local. Logo ela começa a buscar evidências científicas que expliquem a situação, só que suas descobertas aos poucos colocam em dúvida tudo o que sabe até então.

#7-  Hush – A morte Ouve (2016)
Apesar de muitos filmes tentarem entrar nesse mundo de trespassar um terror pela ideia da invasão domiciliar, Hush não decepciona, sempre nos deixando apreensivos com o que vai acontecer com a protagonista. O mais legal e que diferencia esse filme de muitos é que o diretor usou o silêncio para construir um suspense nas cenas.

Hush está com 94% no rotten tomatoes e 74% pela audiência, acredito que por ter alguns momentos repetitivos e não escapar das cenas de fugas clichês, mas que não negativa todo o filme.

A autora Maddie Toung, vive uma vida isolada desde que perdeu sua audição quando era adolescente, se colando em um mundo de total silêncio. Porém, quando um rosto mascarado de um assassino psicótico aparece em sua janela, Maddie precisa ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.

#8 – Os Fantasmas se Divertem (1988)
Voltamos agora aos filmes mais leves, divertidos e cults, Beetlejuice ou em português Os Fantasmas se Divertem, é um filme de Tim Burton.  Com um humor negro descompromissado, apesar de ter uma atmosfera macabra e uma estética gótica, serve muito bem para assistir com a família.

O filme conta com a presença de Winona Rider, bem jovem, interpretando Lydia Deetz, Michael Keaton como Bleetejuice, Alec Baldwin como Adam, Geena Davis como Barbara e muitos outros atores impressionantes. Este filme de Tim Burton tem classificação de 82% no rotten tomatoes pela crítica e pela audiência.

Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

#9 – A Noiva Cadáver (2005)
Ainda na vibe Tim Burton, temos uma animação feita para adultos. O filme foi feito em stop-montion, ou seja, quadro a quadro. Um filme leve, lindo, com músicas maravilhosas e uma estética gótica e obscura tipica dos filmes de Burton. O filme demorou cerca de 10 anos para ser feito e é inspirado em uma lenda russa. Tem classificação de 83% no rotten tomatoes e 77% pela audiência.

O filme ainda traz nas vozes de seus personagens, Jhonny Deep e Helena Bonham Carter.

Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

#10 – Invocação do Mal (2013)
Se é pra falar de Halloween, como não falar desse filme que é inspirado em uma história real de Ed e Lorraine Warren? Investigadores paranormais de renome mundial, interpretados por ninguém mais ninguém menos que Vera Farmiga e Patrick Wilson.
O filme traz tensão cena após cena, e consegue criar cenas realmente arrepiantes e assustadoras usando os efeitos sonoros e espaciais.

A Invocação do Mal tem 86% de classificação no rotten tomatoes pela crítica e 82% pela audiência.

Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

E aí? Prontos para essa maratona de Halloween?

Gabryelle Bittner, 22 anos, formanda em Psicologia e viciada no mundo de filmes e séries. É uma das idealizadoras do projeto Ladie's Room.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.