A banda 5 Seconds of Summer completa 7 anos, vem conhecer a história deles.

5SOS.jpg
5 Seconds of Summer é uma banda australiana formada por 4 integrantes. Ashton Irwin, Calum Hood, Michael Clifford e Luke Hemmings.

A história da banda australiana 5 Seconds of Summer começou em abril de 2011, quando Luke Hemmings começou postar covers em sua conta do Youtube, Hemmo1996. Na época ele estudava no mesmo colégio que Calum Hood e Michael Clifford que mais tarde se juntaram a Luke nos covers. A banda ainda não tinha um baterista quando foram convidados para se apresentar no que seria o primeiro trabalho dos garotos. Michael, que já conhecia Ashton, pediu através do Facebook para que ele tocasse no evento, e em dezembro de 2011 Ashton se juntou oficialmente, formando assim a 5 Seconds of Summer.

O primeiro EP deles “Unplugged” alcançou o 3º lugar no Itunes Austrália e TOP 20 na Nova Zelândia e Suécia, sem nenhum tipo de divulgação além da internet. Foi em 2012 que eles começaram uma pequena turnê em Sydney, Brisbane e Melbourne, a “Twenty Twelve Tour” teve todos os shows esgotados.

Ainda em 2012 a banda saiu em turnê na Austrália com a Hot Chelle Rae e Cher Lloyd, também foi em 2012 que eles fizeram o primeiro show da carreira fora da Austrália.

No fim de 2012 os meninos foram para Londres compor para o primeiro CD e tiveram a oportunidade de compor com nomes como Tom Fletcher, Dougie Poynter, Danny Jones, James Bourne, Jamie Scott…

Foi em 2013 que a 5 Seconds of Summer começou a chamar mais atenção internacionalmente quando foram anunciados como banda de abertura da boyband One Direction na turnê “Take Me Home“, no intervalo dos shows da TMH os meninos faziam shows acústicos para se promover. Na etapa norte americana da TMH tour a banda teve oportunidade de trabalhar com artistas de que eram fãs como Alex Gaskarth (All Time Low), John Feldmann, os irmãos Madden (Good Charlotte), entre outro. A banda terminou 2013 sem lançar o primeiro álbum, mas levaram 2 prêmios como artista revelação do ano, um contrato com a Capitol Records, e o próprio selo, a “Hi or Hey Records“, o nome, escolhido pelos fãs, se remete a primeira entrevista dos meninos.

Em 2014 a banda liberou o primeiro single oficial “She Looks So Perfect“, que chegou no topo do Itunes de 46 países, e levou os meninos a entrar em posições na Billboard e no Aria Single Charts. A primeira apresentação deles em uma premiação norte americana foi no Billboard Music Awards com She Looks So Perfect.

O primeiro álbum da banda intitulado “5 Seconds of Summer” possui músicas que as fãs já conheciam e faixas inéditas. “Amnesia” e “Good Girls se tornaram singles, e eles apresentaram “Amnesia” no VMA 2014. No inicio de 2014 eles fizeram alguns shows pelo Reino Unido, e entre março e abril fizeram uma viagem de divulgação chamada “5 Countries 5 Days“, que durou 5 dias passando por 5 países. Ainda em 2014 a banda fez mais turnês, “Stars, Stripes and Maple Syrup” nos Estados Unidos e “No Place Like Home” na Austrália, todas as turnês com ingressos esgotados. A banda terminou 2014 com dois shows na arena The Forum, dando início a turnê “Rock Out With Your Socks Out“, que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa. Ainda em 2014 os meninos lançaram seu primeiro livro, o “Hey, lets make a band?” que conta a história da banda.

Em agosto de 2014 a 5 Seconds of Summer fez a primeira convenção de fãs, a “Derp Con” contou com fãs de todo o mundo. Os fãs participaram de competições em seus países os vencedores puderam ir até a “Derp Rock City“, onde aconteceu a “Derp Con”. Os meninos também lançaram o álbum “LiveSOS“, o primeiro álbum ao vivo da banda.

Em 2015 os garotos entraram na lista “30 Under 30” da Forbes, e começaram a trabalhar no segundo álbum. Em março eles abriram outros 2 shows para a One Direction, e em março assinaram a primeira banda na gravadora Hi or Hey Records. A banda “Hey Violet“, assinada com os meninos, também foi o ato de abertura da turnê “Rock Out With Your Socks Out”. A banda se apresentou no Kids Choice Awards e os fãs, 5SOSFam, levaram o “Melhor Exército de Fãs” no IHeart Music Awards. Em abril o single “Good Girls” recebeu certificado de ouro nos Estados Unidos.

Em maio a banda deu início a “Rock Out With Your Socks Out“, onde eles apresentaram a música inédita “Permanent Vacation” dando uma ideia para os fãs do que esperar do novo álbum. Em junho, na Wembley Arena, Michael Clifford e Calum Hood sofreram acidentes com um dos efeitos pirotécnicos do palco, Michael teve parte do rosto queimada, mas nada grave e logo eles continuaram a turnê na Austrália.

Em julho os meninos liberaram um site com mensagens escondidas em que os fãs tentavam decodificar. Em 17 de julho o primeiro single do segundo álbum foi anunciado, “She’s Kinda Hot” estrou em 6º no Reino Unido, e a faixa ganhou o prêmio de Música do Verão no VMA 2015. Em outubro de 2015 o segundo álbum da banda “Sounds Good Feels Good” chegaria às lojas. O álbum contou com três singles, “She’s Kinda Hot“, “Hey Everybody e “Jet Black Heart“. O videoclipe de “Jet Black Heart” contou com a aparição de fãs que contaram suas histórias. “Sounds Good Feels Good” ficou em 1º no Reino Unido e na Billboard 200.

Em 2016 eles deram início a uma nova turnê, a “Sounds Live Feels Live“, e também aconteceu a segunda convenção de fãs, “The New Broken Scene“. No fim de 2016 a banda anunciou o DVD “How Did We End Up Here?“, gravado durante os shows da “Rock Out With Your Socks Out Tour”.

Em 2017 a banda participou da música “Take What You Want” para o álbum da banda One Ok Rock. E em maio foi anunciada as datas para a turnê de verão, e a primeira vez dos meninos no Brasil. No dia 12 de setembro de 2017 a banda fez seu primeiro show no Brasil, em Porto Alegre, seguindo para São Paulo, e finalizando os shows no Brasil no palco do Rock in Rio, o que eram um dos sonhos dos meninos. Em sua passagem por aqui eles declararam amor ao país diversas vezes e em Fevereiro de 2018 eles voltaram com uma turnê promocional.

No começo do ano eles lançaram o primeiro single “Want You Back“, e em abril anunciaram que o terceiro álbum se chamaria “Youngblood“, com lançamento em junho. O novo álbum já conta com 3 singles, “Want You Back, “Youngblood” e “Valentine“. O álbum estreou em 1º lugar na Austrália, se tornou o terceiro álbum número 1 na Billboard 200, fazendo história ao ser o primeiro ato australiano com 3 álbuns número 1 nos Estados Unidos. Sobre o álbum, Calum Hood disse que Youngblood reflete o que eles passaram nos últimos 3 anos de banda e que é o trabalho mais desenvolvido com um som mais redondo para eles.

 

A turnê do álbum ‘Meet You There Tour” começou em agosto e terminou em novembro de 2018. Ainda em novembro aconteceu o ARIA Awards 2018, uma premiação feita pela Australian Record Industry para premiar os melhores artistas australianos, e os meninos levaram para casa 3 prêmios, “Apple Music Songs Of the Year” “Best Group” e “Best Australian Live Act”.

Os meninos também lançaram um cover de “Killer Queen” do Queen, a campanha Bohemian Rhapsody lança covers cujos lucros são destinados a Mercury Phoenix Trust, instituição que combate casos globais de AIDS e HIV

A banda tem uma relação muito próxima com os fãs, procurando ser o mais sinceros que podem, falando sobre seus próprios problemas e lutas com saúde mental, o que ajuda demais os fãs que passam por coisas parecidas ou que precisam de um escape, eles interagem e brincam bastante no Twitter, o que é um dos motivos para serem tão amados e apoiados. Um exemplo foi quando trocaram o layout do twitter para 5 Seconds of Ewok, criando nomes para os membros que viraram Ewoshton, Ewalum, Ewichael, Ewuke, convidando os fãs para fazer parte da vila e repostando as montagens feitas.

Feliz 7 anos de banda, que vocês continuem conquistando mais fãs, realizando mais sonhos, fazendo músicas que amam, e que nunca percam a essência que os torna tão únicos.

Thayssa Bittner, 23 anos, formanda em Tradução e Interpretação e viciada no mundo pop. É uma das idealizadoras do projeto Ladies' Room.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.